Projectos I&D+I

IBEROS – “INSTITUTO DE BIOING ENIERÍA EN RED PARA EL ENVEJECIMIENTO SALUDABLE”

Destaque

Esperamos novas soluções envolvendo dispositivos médicos e estratégias de diagnóstico e terapias para o envelhecimento saudável com base em biomateriais a partir de recursos marinhos.

Resumo

O projeto IBEROS – “Instituto de BioIngeniería en Red para el Envejecimiento Saludable” tem a finalidade de extender a Rede Galega de Biomateriais a grupos de Portugal e formar conjuntamente um instituto em rede, fortalecendo o eixo Galiza e norte de Portugal na área do envelhecimento saudável.

No âmbito desta rede irão desenvolver-se vários projetos colaborativos cujas atividades irão possibilitar a mobilidade de investigadores entre os diferentes institutos. Os principais tópicos científicos que irão ser endereçados são: novos dispositivos médicos e estratégias de diagnóstico e de terapia destinados a doenças do envelhecimento; nanotecnologia aplicada ao diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com a idade; produção de biomateriais e biomoléculas a partir da valorização de resíduos/subprodutos da indústria pesqueira para o envelhecimento ativo.

A Rede de Excelência IBEROS pretende reforçar estrategicamente as competências científicas e de recursos humanos do CBQF e da Escola Superior de Biotecnologia na área de engenharia biomédica, utilizando como base o know-how científico pré-estabelecido na valorização de subprodutos de origem marinha e no desenvolvimento de novos biomateriais de origem natural, potenciando novas áreas de aplicação no sector da saúde.

Palavras-Chave

Envelhecimento Ativo, Dispositivos Médicos, Diagnóstico, Terapias, Bioengenharia, Biomateriais, Recursos Marinhos

Promotores/Parceiros

Escola Superior de Biotecnologia - Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Vigo (Instituto de Investigación Biomedica) (coordenador), Universidade de Santiago de Compostela (Instituto de Investigación Sanitaria de Santiago - IDIS-CHUS), Instituto de Investigación Biomédica A Coruña (INIBIC), Complejo Hospitalario Univ. A Coruña (CHUAC), Instituto de Investigaciones Marinas (IIM-CSIC), Universidade do Minho, Instituto Superior de Engenharia do Porto; INEB - Instituto De Engenharia Biomedica.

Programa de FinanciamentoData de ExecuçãoOrçamento Global
INTERREG / POCTEP2017-2020€ 1 951 944,47
ContactosEmailTelefone
Ana Oliveiraaloliveira@porto.ucp.pt+351 22 55 800 97

Regressar